Patrono





A Comissão Organizadora da 27ª Feira do Livro de Cachoeirinha decidiu, por unanimidade, que o patrono do evento será Ruy Carlos Ostermann em reconhecimento a sua trajetória como jornalista e escritor e ao decisivo apoio que tem prestado à formação de leitores no Município.

Ruy é conhecido, no meio jornalístico gaúcho, como “o Professor”. O apelido  o acompanha desde os tempos da Folha da Tarde, em 1957, quando começou sua carreira na área, e não se deve apenas à análise criteriosa que faz do futebol ou à seriedade com que trata essa paixão nacional. Ocorre que Ruy é mesmo professor de formação, além de filósofo. É casado com a professora Nilse Wink Ostermann, tem três filhos, Cristiane, Fernanda e Felipe, e cinco netos. 


Formado na UFRGS, foi assistente do professor Ernani Maria Fiori na cadeira de Introdução à Filosofia. Lecionou Filosofia no Colégio Israelita Brasileiro e no colégio João XXIII e foi professor de Psicologia da Educação na UFRGS.
Também atuou na política. Foi deputado estadual duas vezes e o primeiro secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em 1987. Depois foi secretário de Educação. Presidiu, ainda, o Conselho Deliberativo da TVE-RS na etapa da reconfiguração democrática da entidade. É Cidadão Honorário de Porto Alegre.

Nasceu em São Leopoldo, onde viveu até o início da vida adulta e foi criado ouvindo as conversas no Café Comercial, na Rua Grande, de propriedade dos pais Arthur e Olívia. Na época, diziam que deveria estudar Direito, pela fluência verbal que já demonstrava. Foi ser comentarista - primeiro de basquete, depois de futebol.

Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior - Rádio Guaíba, Folha da Tarde, Folha da Manhã e Correio do Povo. Está desde 1978 na RBS, onde participa diariamente do programa Gaúcha Hoje e assina uma coluna duas vezes por semana em Zero Hora.

Ruy transita da cultura popular à erudita. Foi Personalidade do Livro, eleito pela Câmara Rio-Grandense do Livro e patrono da Feira do Livro de Porto Alegre (2002). Tem vários livros publicados: a coletânea de novos contistas Nove do Sul; o Admirável Futebol Brasileiro (em parceria com Cid Pinheiro Cabral); A Paixão do Futebol; Itinerário da Derrota; Meu Coração é Vermelho, o livro dos 90 anos do Internacional; Até a Pé Nós Iremos, o livro do Grêmio; Hi, Hip, Hip, Hurrah, o livro do Grêmio Náutico União; O Nome do Jogo, coletânea de crônicas publicadas na Zero Hora; Meia Encarnada, Dura de Sangue, coletânea de escritores gaúchos; Felipão, A Alma do Penta, uma biografia de Luiz Felipe Scolari, editado também em Portugal e Dicionário de Contrabandos, lançado em 2004. É coautor de Porto Alegre vista do céu (com o fotógrafo Henrique Amaral).


Desde 2004, comanda o talk-show quinzenal Encontros com o Professor, no qual entrevista personalidades da cultura brasileira. O evento originou a série de livros Encontros com o Professor – Cultura Brasileira em Entrevista, que traz uma síntese das conversas realizadas ao longo de cada edição do projeto. Ruy participa também como comentarista do programa Bem, Amigos!, da SporTV, quinzenalmente desde 2007.